SOL alcança US$ 161 após novidades sobre ETFs. Qual o impacto?
O entusiasmo em torno da Solana ganhou um impulso recente com o anúncio do primeiro ETF de Solana que virá com recursos de staking. Essa notícia fez com que muitas pessoas começassem a especular sobre como isso poderia afetar o preço do token SOL, levando a um aumento de 7% em seu valor logo após o anúncio. Mas, apesar da animação inicial, a demanda das instituições ainda está um pouco tímida.
A expectativa era de que o lançamento do ETF pudesse fazer o preço do SOL ultrapassar os 200 dólares. No entanto, depois de um pico inicial a 161 dólares, o preço se ajustou para 157 dólares, refletindo um crescimento de 4% em um período de 24 horas. O ETF, criado em parceria entre a REX Shares e a Osprey Funds, tomou uma abordagem diferente, sendo formado como uma C-corporação tributável. Isso é um modo de driblar o processo tradicional de aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, algo que já foi feito antes com ETFs de Bitcoin e Ether.
Embora essa estratégia possa acelerar o lançamento, ela também traz implicações tributárias que podem complicar um pouco a vida do investidor. Aqui, o ETF REX-Osprey SOL + Staking vai taxar a receita de dividendos tanto na empresa quanto no bolso dos investidores.
Assim que a euforia começou a dissipar, muitos traders ajustaram suas expectativas, percebendo que, na prática, ETFs semelhantes podem surgir para praticamente qualquer outra altcoin. Um exemplo que ilustra bem isso é o Grayscale Solana Trust, que já está no mercado há mais de dois anos e controla apenas cerca de 75 milhões de dólares em ativos. Para efeito de comparação, o Grayscale Ethereum Trust, um mês antes de seu ETF ser lançado, tinha 10 bilhões em ativos sob gestão. Isso demonstra que, mesmo com o recurso de staking, a demanda institucional pode não ser suficiente para fazer o preço do SOL disparar como se esperava.
Desafios para a Solana: Concorrência e Vendas de DApps
Um dos fatores que pode limitar o crescimento do SOL é o desbloqueio contínuo de tokens que estão em staking, além das vendas provenientes de algumas aplicações descentralizadas (DApps) da Solana. De acordo com a DefiLlama, cerca de 585 milhões de dólares em SOL estarão desbloqueados nos próximos dois meses, o que pode pressionar ainda mais os preços.
Além disso, algumas das DApps de maior sucesso na Solana têm vendido seu estoque de SOL. Um caso notável é o da plataforma de lançamento de tokens Pump, que, até agora, transferiu mais de 404 milhões de dólares em SOL para corretoras apenas em 2025. Essa atividade de venda ajuda a explicar por que o desempenho do SOL está caminhando junto com o de outras criptomoedas como ETH e BNB, mesmo com a nova notícia do ETF.
As taxas de financiamento dos contratos futuros de SOL também dão uma pista sobre como os traders estão se posicionando. Nas épocas em que há muita demanda por compra alavancada, essas taxas costumam ultrapassar 10% ao ano. No entanto, em momentos de mercado ruim, as taxas se tornam negativas, já que aqueles que vendem a descoberto precisam pagar para manter suas posições.
Apesar de um crescimento de 12,5% em quatro dias, a taxa de financiamento do SOL não conseguiu passar o limite neutro de 10%. Isso mostra que, mesmo com o preço se encontrando em 157 dólares, ele ainda está 47% abaixo do seu recorde histórico de 295 dólares. Os dados sobre a atividade na rede não apontam para uma recuperação, e a renda gerada na rede Solana caiu mais de 90% desde janeiro.
Outro fator que influencia a Solana é o movimento de plataformas como a Robinhood, que optou por usar uma rede de camada dois da Ethereum para a negociação de ações tokenizadas. A Coinbase também não ficou atrás e firmou parceria com a Shopify para implementar pagamentos em sua nova rede Base, que opera na camada base da Ethereum, fazendo com que a Solana perca um pouco de seu apelo.
Por enquanto, é difícil ver como o ETF de Solana vai alavancar o preço do SOL até a marca dos 200 dólares, especialmente com a competição aumentando e a falta de interesse em instrumentos financeiros já existentes.